Quem somos?
Irmandade: Fraternidade, laço de amor, cuidado e proteção em espírito de solidariedade!
A Irmandade Nossa Senhora das Graças se define por esses valores, refletidos em sua história e nos serviços prestados à comunidade de Lages e região.
A Irmandade Nossa senhora das Graças, é uma instituição de Assistência Social, conhecida na cidade de Lages/SC, como o Antigo Orfanato Nossa Senhora das Graças. A supracitada instituição é uma Organização da Sociedade Civil – OSC da Rede Privada do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, sem fins lucrativos, integra o Serviço de Proteção Social Básica. É prestadora de atendimento socioassistencial direto de forma continuada, permanente e planejada, junto às crianças e adolescentes, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, no contra turno escolar.
Missão
Promover a proteção social de crianças e adolescentes em vulnerabilidade no município de Lages/SC, por meio do SCFV, favorecendo o desenvolvimento integral, a inclusão social e o fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
O que fazemos
A Irmandade presta atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Atualmente atende crianças e adolescentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos — SCFV. O serviço é ofertado na sede da instituição, no bairro Universitário, onde é referenciado ao CRAS 1 – Jandira Amorim. Atende crianças e adolescentes de 6 a 14 anos incompletos, priorizando os bairros Popular, Várzea, Caravágio, Ferrovia, Universitário, Habitação, Caça e Tiro, Bom Jesus e Guarujá da cidade de Lages/SC.
A Irmandade Nossa Senhora das Graças está localizada no estado de Santa Catarina, no Planalto Serrano, a 223 km de Florianópolis.
Em 1948, foi criada a primeira diretoria da Irmandade Nossa Senhora das Graças. No ano seguinte, em 7 de agosto, ela foi oficialmente fundada por um grupo de casais da comunidade de Lages, com o apoio do então bispo diocesano, Dom Daniel Hostin. Na época, era denominada Orfanato Nossa Senhora das Graças e atendia, em média, 40 meninas. Até 1990, a Irmandade atuou em várias frentes, com foco nas crianças, criando o jardim de infância, creche e semi-internato. Com o fechamento do Orfanato em 1990, iniciou o Programa de Apoio Sócio-Educativo em Meio Aberto – ASEMA. Em 1991, passou a coordenar o Centro Cultural da Criança e do Adolescente. Entre 2014 e 2018, durante o processo de reordenamento institucional, começou a oferecer o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) à comunidade.
A Irmandade, reconhecida como entidade beneficente de assistência social, presta serviços gratuitos de Proteção Social Básica, atendendo crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, conforme as diretrizes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social. Atualmente, 140 crianças participam diariamente do SCFV, onde recebem três refeições diárias e atividades educativas, de segunda a quinta-feira, em período de contra turno escolar de segunda a quinta-feira. As oficinas socioeducativas incluem: dança, jiu-jitsu, musicalização, esportes e lazer, dentre outras, promovendo uma formação integral para a cidadania.
Para custear suas atividades, a Irmandade realiza ações beneficentes, como cafés coloniais, almoços, churrascos, galetos solidários, bazares, brechós, dentre outros. Com gratidão acolhe e agradece profundamente o apoio de voluntários — pessoas, empresas e instituições — que contribuem ativamente na diretoria, conselho fiscal e parcerias com setores públicos e privados.
Contamos com uma equipe técnica de referência composta por coordenadora, assistente social, psicóloga e educadores sociais. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é ofertado as crianças e adolescentes da comunidade local por meio de um Acordo de Cooperação e monitorado pelo poder público municipal.
Há mais de sete décadas, a Irmandade Nossa Senhora das Graças transforma vidas, proporcionando amor e esperança a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Cada sorriso e conquista é um testemunho de que, juntos, podemos construir um futuro melhor. Nossa missão transcende as paredes da instituição; ecoa nos corações que tocamos e nas vidas que ajudamos a reconstruir.
Que possamos continuar essa jornada de esperança e solidariedade, onde cada criança e adolescente encontra acolhimento e apoio para fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
O futuro começa com o amor que plantamos hoje! Sobretudo assegurando o Direito de ser, a Participação social e Convivência comunitária.
Equipe e Governança
Os profissionais que lideram e garante a excelencia da nossa organização
DIRETORIA
PRESIDENTE
Adelar Salomon
VICE-PRESIDENTE
Vanderlei Vicenzi
SECRETÁRIO
Francisco Carlos da Cruz
VICE-SECRETÁRIO
Lídia Maria Ribeiro
TESOUREIRO
Lídia Maria Ribeiro
VICE-TESOUREIRA
Ana Maria Ferreira Cordeiro
CONSELHO FISCAL
Claudio Menditi Torres
Luciana de Fátima Vicenzi
Rudimar Carlos Scopel
CONSELHO FISCAL SUPLENTE
Aurélia Fuck Pereira
Cristiane de Oliveira Flores Wiggers
Lucas Peluso Velho
CORPO TÉCNICO
DIRETORA
Ir. Celestina Peron
COORDENAÇÃO TÉCNICA
Maria Aparecida da Fonseca
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Marilva Pinho Moraes
ASSISTENTE SOCIAL
Jaqueline da Fonseca Velho
PSICÓLOGA
Fabiana Barbosa da Silva
AUXILIAR ADMINISTRATIVO
Lucimara Garcia
EDUCADORES SOCIAIS
Andreia da Costa Muniz de Souza Coelho
Claudiomiro dos Anjos Albuquerque
Gelcira de Oliveira
Márcia Muniz Silva
Sandra Cuchnier de Souza
SERVIÇOS GERAIS
Andréia Aparecida Alfredo da Silva
Rubia Letícia Martins de Liz
Nelson Alves Branco
Marcelino de Marafigo Junior
COZINHEIRA
Juliana Aparecida Oliveira
Sandra Aparecida Lourenço da Silva Mota
MOTORISTA
Celio Roberto da Silva
VOLUNTÁRIOS
Maximiliano Ermel
Ir. Ivete Teo
JOVEM APRENDIZ – CIEE
Francisco Câmara Motta da Costa
João Barbosa Correa
Maria Celeste Antunes Schemes
Vinicius Muriel Torquato dos Santos
